top of page
Buscar
  • crm768

O PREMIUM 5 ESTRELAS COM MUITA POTÊNCIA E MAIS ECONÔMICO QUE 1.0



A Volvo XC40 é um dos carros mais seguros, tem ótimo consumo e anda como esportivo. Mas não adianta fazer mistério, pois o título já antecipa que o Volvo XC40 híbrido é um carro cinco estrelas. O porquê dessa afirmação será respondido a cada um dos tópicos desta avaliação. Surpreenda-se junto conosco!


Design: beleza de dentro para fora


Apesar das linhas conservadoras, o Volvo XC40 tem um ar moderno, o que permite que o modelo agrade públicos variados. Outro ponto que agrada é a imponência que o modelo passa, desde suas proporções robustas até as rodas de 20 polegadas.

A grade dianteira equilibrada lembra muito os irmãos XC60 e XC90. Porque, assim como algumas marcas alemãs, a Volvo demonstra preocupação em respeitar a identidade visual de seus SUVs. Basta ver um XC90 e um XC40 na rua para saber que eles são filhos da mesma mãe. Desse modo, é a traseira mais ousada que dá estilo próprio ao SUV menor.

Por dentro o requinte é notável em cada detalhe. Um bom exemplo é a qualidade dos plásticos utilizados no veículo, tão bem acabados quem nem parecem ser plástico de fato. A central multimídia de 9 polegadas é vertical, estilo tablet, o que pode causar um pouco de estranheza no primeiro contato.

As costuras dos bancos e do volante trazem ainda mais sofisticação. Há também vários detalhes em alumínio no volante, saídas de ar-condicionado e contornos dos botões. Mas o ponto alto do Volvo XC40 (literalmente) está no teto solar panorâmico, que corta o teto de uma ponta à outra.

Dimensões: espaço de sobra, só que para quatro pessoas


Para ficar um pouco mais palpável, o Volvo XC40 é um pouco maior que o Jeep Compass em todas as dimensões (são 9 mm a mais comprimento, 66 mm a mais de entre eixos, 44 mm a mais de largura, 14 mm a mais de altura e 50 litros a mais de porta-malas).

Descrever o espaço interno do Volvo XC40 é complexo, pois o modelo é bem espaçoso, só que para quatro pessoas. Apesar de ter boas medidas de entre-eixos e largura, o modelo possui um túnel central muito elevado. Isso não tem nada a ver com a tração, que é dianteira, mas sim com uma solução de segurança para aumentar as áreas de dissipação de energia numa colisão.

Se a proteção da cabine aumenta, o passageiro que vai no banco do meio fica sem espaço para as pernas, tendo que colocar um pé de cada lado do túnel. Em trajetos curtos, o incômodo não é tão perceptível, mas para uma viagem longa um leve desconforto pode ser ocorrer.

Já quem vai “na janela” não tem do que reclamar, pois há espaço de sobra para as pernas. Sem um passageiro do meio, pode-se até fazer o encosto lombar central virar apoio de braço, ficando ainda mais confortável.


O porta-malas é honesto para a categoria. Existem modelos com porta-malas maiores, como o rival BMW X1 (505 litros) e o novo Audi Q3 (530 l), mas também há menores, como o Mercedes-Benz GLA (421 l) e o Lexus UX (234 litros).

Dimensões: 4425 mm de comprimento, 2702 mm de entre eixos, 1863 mm de largura, 1652 mm de altura e 460 litros de porta-malas.

Desempenho: a coluna gruda no banco

A partida do motor é por botão, como na maioria dos carros atuais nessa faixa de valor. Ao ligar o carro, se o áudio estiver desligado, o ruído mais alto é o do ar-condicionado. O arranque fica por conta do motor elétrico, o que explica o silêncio no habitáculo.

Quem nunca dirigiu um carro híbrido fica na dúvida se o carro está realmente ligado antes de soltar o freio de estacionamento. Falando em estacionamento, já ao sair da vaga o Volvo XC40 se mostra um carro muito suave a cada manobra, antecipando ser um carro gostoso de guiar.

Antes de prosseguir com as impressões ao volante, vamos aos números. Estamos falando de um motor a combustão com 180 cv de potência e 27 kgfm de torque auxiliado por um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Combinados, a entrega é de 262 cv e 43,3 kgfm, segundo a fabricante.

Saindo com o carro direto na Marginal Pinheiros é possível perceber como ele se comporta em diferentes situações. No trânsito, o conforto é evidente e o silêncio em meio ao caos de uma grande cidade se faz presente dentro do Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design.

Em trechos livres de congestionamento, onde foi permitido atingirmos até 110 km/h, o SUV respondeu com presteza a cada comando. Quem gosta de sentir a coluna colando no encosto do banco vai se surpreender com o híbrido XC40. Com o torque de 43,3 kgfm, o antigo motor 2.0 turbo não faz falta.

A versão R-Design vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, número que revela o quanto o SUV é esperto. Ele poderia, inclusive, atingir a velocidade máxima de 205 km/h, mas este ano a marca anunciou que iria limitar todos os seus veículos a 180 km/h.

Mas não é só nas acelerações que o SUV se mostra ágil: nas frenagens também. Isso faz com que o motorista se sinta ainda mais seguro ao guiar o Volvo XC40. E quem gerencia todo esse desempenho é uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas.


O modelo conta ainda com cinco modos de condução: Hybrid, Pure, Power, Off-Road e Individual. Ao selecionar a opção ‘Power’, é possível constatar que o ronco do motor de um carro híbrido também pode soar como música para os amantes de uma boa performance.

No modo ‘Pure’, o carro usa apenas a motorização elétrica. Segundo a fabricante, as baterias têm em média 47 km de autonomia. Esse número pode variar dependendo da intensidade de uso do ar-condicionado ou o quanto o motorista acelera o Volvo XC40 híbrido.

O modelo pode ser recarregado em postos de recarga rápida, que leva cerca de três horas para o carregamento total. Também é possível através de uma tomada doméstica, mas o tempo aumenta para nove horas. Outra opção é usar o motor a combustão para recarregar até um terço da bateria, basta selecionar a opção ‘Charge’.

Motorização: 1.5 turbo a gasolina, 3 cilindros, 12V, 180 cv (a 5.800 rpm) e 27 kgfm (a 1.500 rpm). Motor elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Potência combinada: 262 cv. Torque combinado 43,43 kgfm: Câmbio automatizado de dupla embreagem, 7 marchas. 0 a 100 km/h em 7,3 s.

Dados técnicos: direção elétrica, suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira), freios a disco, pneus 245/45 R20, 11,4 m diâmetro de giro, Cx 0,37, 211 mm vão livre do solo, carga útil 517 kg.

Consumo: mais econômico que 1.0

Tão prazeroso quanto dirigir um carro que te faz grudar no banco ao pisar mais fundo no acelerador é saber que não vai precisar visitar o posto de combustível com tanta frequência.

O Volvo XC40 Hybrid faz 24,5 km/litro na cidade e 22,3 km/litro na estrada, sempre abastecido com gasolina. São números de dar inveja a qualquer hatch compacto com motor 1.0. Assim, o consumo do SUV recebeu nota ‘A’ na Comparação Relativa e Geral da Classificação PBE realizada pelo Inmetro.

A autonomia é melhor na cidade devido ao motor elétrico, que assume o comando em velocidades mais baixas. E apesar de se tratar de um híbrido plug-in (carregamento através da tomada), a bateria também pode ser recarregada pela força cinética gerada através das frenagens.

Segurança: um dos cinco carros mais seguros da Europa

Não é à toa que os modelos da Volvo são reconhecidos pela sua segurança. O XC40 recebeu cinco estrelas no teste de impacto realizado pelo Euro NCAP, muito mais rigoroso do que o nosso Latin NCAP. Lembrando que o modelo é importado da Bélgica.

De acordo com a fabricante, o SUV oferece 97% de segurança em casos de colisão. Dos modelos avaliados nos últimos três anos pelo programa, o Volvo XC40 foi considerado um dos cinco carros mais seguros para adultos da Europa.

Principais itens de série:

· Abertura e fechamento do porta-malas elétrico e com função “mãos livres” (a porta abre ao passar o pé em um sensor que fica abaixo da traseira do carro)

· Sistema de áudio Sensus by Harman Kardon: 13 alto-falantes com Subwoofer e 600 watts

· Teto na cor preta

· Navegação GPS

· Carregador de celular por indução (Wireless)

· Assento do motorista com regulagem elétrica e memória

· Assentos dianteiros com regulagem de distância, altura, inclinação e lombar

· Painel de instrumentos digital com 12,3"

· Painel central de LCD com 9" touch screen e antirreflexivo

· Alerta de colisão frontal e traseiro

· Alerta de mudança de faixa

· Alerta de ponto cego (BLIS)

· Proteção contra impactos laterais

· Proteção contra lesões na coluna cervical

· Frenagem automática

· Alarme com sensor de movimento interior

· Chave com sensor presencial e função memória

· Partida do motor por botão

· Controle de cruzeiro adaptativo com frenagem, reaceleração, ajuste de distância para o veículo à frente e assistente de permanência em faixa

· Câmera de ré

· Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

· Ajuste de intensidade da direção

· Assistente de partida em subidas (HSA) e descidas (HDC)

· Sensor de chuva

· Faróis de neblina de LED

· Faróis full-LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativas

· Espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático

· Iluminação interna ambiente com cores personalizadas

· Monitoramento de pressão dos pneus - TPMS

· Estepe temporário de emergência

· Cabo de recarga da bateria (Tipo 2)

A versão híbrida do Volvo XC40 vale a pena?

Existem carros que são extremamente belos, mas decepcionam ao volante ou no espaço. Assim como há modelos que proporcionam um desempenho empolgante, mas fazem o dono virar amigo do frentista do posto. E também os modelos econômicos, mas que tornam a direção entediante.

Encontrar adjetivos para esses modelos não é difícil. Mas como chamar um modelo que é esteticamente agradável por dentro e por fora, proporciona emoção ao volante, é econômico, espaçoso e ainda seguro? “Cinco estrelas” parece um bom termo.

O Volvo XC40 híbrido vale a pena para qualquer pessoa que quer um SUV premium sem deixar de lado a potência e a economia de lado, sendo uma das melhores pedidas do mercado.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page